Passeio de trem por Bento Gonçalves

Viajar de trem talvez seja um dos maiores desejos daqueles que gostam de uma escapadinha de vez em quando. Quer seja fora do país, ou mesmo  pelo Brasilzão afora, quando encontramos um trem pelo caminho parece que alguma coisa desperta dentro dos nossos corpos e o desejo de dar uma voltinha nas velhas máquinas aflora loucamente… rsrsrs…

De trem pelo Brasil

Fato é que muito das nossas linhas de ferro se perderam, pela falta de investimento, pela falta de manutenção… mas o importante é que algumas empresas decidiram recuperar esse patrimônio, e em alguns lugares você já pode desfrutar desse delicioso passeio.

Em São Paulo, por exemplo, você tem três passeios saindo da Estação da Luz… em Campos do Jordão você tem uma linha local e outra que cruza algumas cidades vizinhas…

Existem projetos ainda para outras linhas pelo Rio de Janeiro e até uma levando ao litoral paulista… difícil não querer experimentar todas.

Bento Gonçalves

E em Bento Gonçalves, cidade localizada no Rio Grande do Sul, mais precisamente na Serra Gaúcha, existe um passeio que mantém latente esse nosso fascínio por trens.


A Capital Brasileira do Vinho não esconde essa beleza histórica e oferece um passeio inesquecível.

A cidade fica a pouco mais de 100km de distância da capital Porto Alegre, quase mesma distância para a cidade e Gramado, mais ou menos duas horas de estrada.

Muito provavelmente seu passeio partirá de Gramado, ou Canela, já que costuma ser aproveitado por aqueles que visitam uma das duas cidades. Você pode ver o nosso roteiro pela região clicando aqui.


O passeio

O Trem do Vinho, como costuma ser chamado, realiza o trajeto entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa (outra cidade da Serra Gaúcha), e inclui um show divertidíssimo (a Epopeia Italiana) e uma degustação de vinhos.


É teatro, música, dança, bons vinhos, belíssimas paisagens, tudo isso associado ao maravilhoso passeio de trem. São aproximadamente duas horas de muita diversão e muitas fotos.

O passeio custa cerca de 200 reais por pessoa… mas costuma ser associado a outros passeios pela região, como a visita a alguma vinícola, ou até mesmo a visita à fábrica da Tramontina, mais o traslado entre as cidades… então provavelmente sairá um pouco mais do que isso por pessoa.


O meu passeio incluía tudo isso e saiu mais caro, por isso foi fechado quando compramos o pacote, para incluir tudo no parcelamento. Vale a pena dar uma conferida com a sua agência, ou com o seu hotel.


O espetáculo que acontece durante o passeio, então você vai assistir algumas passagens, cantar e até dançar. Tudo isso regado a ótimos vinhos… quer mais??

Vale ou não vale

Se tudo isso não forem argumentos suficientes, pense nas paisagens pelas quais você passará. Lugares lindos, casinhas espetaculares que adornam um passeio sem igual.


É o tipo de passeio que deve fazer parte do seu roteiro. Você pode encaixar outros roteiros, mas o destaque do seu dia será a viagem com o Trem do Vinho.

Maravilhoso!!! Com certeza um dos destaques em minha passagem pela espetacular e apaixonante Serra Gaúcha.

Sua opinião

Mas e você, já visitou a Serra Gaúcha? Já participou do passeio com o Trem do Vinho? Tem alguma dica ou informação imperdível para quem planeja viajar? Então compartilha com a gente. Escreva nos comentários… e não deixe de nos acompanhar. Temos novidades todas as semanas.

Texto e fotos by Ricardo Seripierro.

Acompanhe outras dicas e informações em nosso canal no facebook. Curta #viveajantes. Ou no Twitter, siga @viveajantes. Veja nossa galeria de fotos no Flickr, inscreva-se em nosso novo canal de vídeos no Youtube. Entre em contato, mande suas críticas, sugestões, contribuições via e-mail: viveajantes@bol.com.br  . E não perca nossas postagens. Novo conteúdo todas as semanas.

Comentários