Bate e volta por Dalkey e Dun Laoghaire
No último post falei de dois lugares para conhecer ao norte de Dublin, passeios bate e volta, de um dia. Escrevi sobre Skerries e Malahide, duas cidades para você aproveitar, principalmente no verão, pois são litorâneas, mas que também são sempre bons destinos em qualquer época do ano… nem se for só para relaxar e curtir um lugar diferente.
Na publicação de hoje também vou falar sobre duas cidades para conhecer em um dia de passeio… bate e volta. Mas, agora, são dois lugares ao sul de Dublin… Dalkey e Dun Laoghaire.
As duas cidades estão a cerca de 30, 40 minutos de Dublin, também estão à beira mar e ficam cheias de gente no verão, mas vale o passeio em qualquer época do ano.
Vamos à primeira cidade, Dalkey.
A vila, que é onde fica a residência oficial no país dos cantores Bono Vox, The Edge e Enya, é um dos lugares considerados mais chiques aqui nos arredores de Dublin. Se é que alguém não os conhece… Bono é o vocalista da famosa banda U2, The Edge é o tecladista e baterista da mesma banda (U2) e Enya também é uma cantora e compositora irlandesa.
(*)
Além de passear pela região onde estão as casas do Bono, The Edge e Enya – todo mundo ama fazer isso, mesmo não sendo possível chegar muito perto -, a vila tem também suas atrações turísticas.
Dalkey tem 7 castelos, mas o mais conhecido acredito que seja o Dalkey Castle, chamado também de Goat Castle. Todo mundo fala que o tour dele é muito legal, pois conta com atores, que representam os antigos moradores, e faz você voltar ao passado e viver a experiência completa.
O Dalkei Castle está muito bem conservado e traz muita coisa real do seu passado. O tour por lá, que dura cerca de 45 minutos, conta a história da cidade e do castelo.
O centro da vila é uma graças…. bem carinha de interior da Irlanda, com seus pubs, lojas, e castelos. Só na rua principal de Dalkey, a Castle Street, por exemplo, tem dois castelos, o Archibald’s Castle e o conhecido Dalkey Castle, ambos do século XVI. Os castelos, juntos com as construções mais novas da cidade, formam uma fotografia linda do lugar.
Nessa região fica ainda a Igreja de Santa Begnet, que é do século IX e o Castelo de Bulloch, do século XII.
Do centro da cidade, você pode ir andando para a região que fica o Porto e a Ilha de Dalkey. A ilha não é habitada, mas segundo a história, no período Mesolítico e na Idade da Pedra ela já foi e também já foi base para os Vikings.
Hoje em dia, só tem coelhinhos pulando de um lado para o outro. Você consegue vê-los do continente, rsrs (aí de onde estávamos na foto). Ou ainda pode vê-los de perto, por que é possível visitar a ilha. Na ilha tem ruínas de uma igreja que era dedicada a Santa Begnet, padroeira da cidade; restos de casas e um forte, chamado Martello Tower.
É legal falar que a vila começou como uma colônia Viking e foi um porto importante para a Irlanda durante a Idade Média. Dalkey é história pura.
Dalkei está a a 15 km de Dublin, e você pode chegar lá de trem ou pelo ônibus 59, 7A e 8.
Na minha próxima visita à região, que espero ser logo, quero visitar o Killiney Hill Park, que fica entre Dalkey e Killiney. Todo mundo fala que o parque é muito legal, ótimo para se conectar com a natureza, relaxar e admirar do alto de suas colinas a linda visão das vilas que ficam na redondeza, da praia de Killiney, das montanhas de Wicklow e até mesmo um pouco de Howth, ao norte de Dublin.
E, agora vamos falar sobre Dun Laoghaire, outra cidade ao sul de Dublin, que já fui várias vezes e adoro voltar.
Já nem sei quantas vezes eu fui para Dun Laoghaire. Já fui para lá com amigos, namorado e com a família que eu trabalhava como au pair. Sempre que o clima está bom a cidade é uma ótima escolha para relaxar, curtir o sol ou comer em um pub delicia que fica de frente ao mar (vou falar do pub mais para baixo).
Em Dun Laoghaire você tem que passear pela Marina que, talvez, seja o principal ponto turístico da cidade. Todo mundo vai para lá, principalmente no verão, para aproveitar o sol e caminhar pelos dois calçadões enormes que beiram a Marina da cidade, onde ficam muitos barcos e pessoas praticando esportes aquáticos.
Bom, mas voltando aos piers de Dun Laoghaire, rsrs. O calçadão mais conhecido e movimentado é o East Pier. Ele tem 1,2 km e é lotado de gente caminhando… famílias, grupo de jovens, barraquinhas de comida, músicos. É uma delícia passear por lá, ver os pássaros, as pessoas, o farol, comer e relaxar.
Mas, se você quiser uma caminhada mais tranquila, é melhor ir ao West Pier, que tem 1,5 km e fica mais próximo da estação de trem e longe do centrinho da cidade. Lá você também pode visitar um dos faróis de Dun Laoghaire, que é de 1852. O lugar é muito gostosinho.
Um dos passeios mais legais para fazer em Dun Laoghaire é o de barco, que vai até Howth. O tour dura cerca de 70 minutos e passa por ilhas e pontos que não são possíveis chegar por terra. O passeio custa 22 euros e não ocorre durante o final do outono o inverno.
Em Dun Laoghaire você pode ainda visitar o People’s Park, que é uma graça e fica no centrinho da cidade. Lá é ótimo para comer e relaxar, principalmente aos domingos, que tem uma conhecida feirinha gastronômica e de artesanatos.
Falando em comida, em Dun Laoghaire você não pode deixar de experimentar o sorvete do Teddy’s. É uma delicinha e, no verão, as pessoas formam filas e filas nas suas duas unidades. Uma delas fica na 2-6 Marine Rd, e a outra na 1a Windsor Terrace.
E ainda no assunto de comida, rsrs…como falei lá em cima, Dun Laoghaire tem um lugar que super recomendo ir para comer e beber, o pub The Forty Foot. Muito legal, de frente para o mar e barato de verdade (para você ter uma ideia, qualquer pint – copo de 500 ml, tradicional na Irlanda, para beber cerveja – em Dublin, você não encontra por menos de 5 euros. Nesse pub, você consegue beber uma pint, de cervejas boas e conhecidas a partir de 2,50 euros).
(*)
A cidade também tem o Museu James Joyce e o Museu Marítimo. Como eu sempre vou a Dun Laoghaire no verão, quero curtir o sol na beira do mar e não entrar em um museu, rsrs. Mas, para quem gosta deve ser legal. O primeiro fala da vida e da obra James Joyce, que foi um escritor irlandês expatriado, e um dos autores mais importantes do século XX. Já o Museu Marítimo, traz a história marítima, a exploração aos mares, guerras, navegação e artes ligada ao mar.
É legal falar ainda que em Dun Laoghaire saem Ferries (balsas) para a Inglaterra e para a França. Então para quem não gosta de avião ou quer fazer uma viagem diferente vale pesquisar sobre essa opção.
Dun Laoghaire fica a 12 km de Dublin e você também consegue chegar até lá por trem ou ônibus. É só pegar qualquer trem que vá em direção Bray ou Greystones ou os ônibus 46A, 59, 63 e 75.
Essas foram minhas dicas sobre duas das cidades ao sul de Dublin. Muito legais e ótimas para passear. Mas, aqui, próximo da capital irlandesa, tem muito mais lugares para visitar e vários deles, eu ainda não conheço. Aos poucos, espero conseguir visitar tudo que a ilha esmeralda oferece.
(*) Foto de Bono Vox e The Edge retirada do link.
(*) Foto do Pub The Forty Foot retirada do site oficial.
Texto e (demais) fotos by Flávia Pigozzi.
Acompanhe outras dicas e informações em nosso canal no facebook. Curta #viveajantes. Ou no Twitter, siga @viveajantes. Veja nossa galeria de fotos no Flickr, inscreva-se em nosso novo canal de vídeos no Youtube. Entre em contato, mande suas críticas, sugestões, contribuições via e-mail: viveajantes@bol.com.br . E não perca nossas postagens. Novo conteúdo todas as semanas.
Comentários
Postar um comentário