Verona como Romeu e Julieta adorariam ter conhecido
Hoje vou dar uma dica para quem vai à região de Vêneto, na Itália. Além da conhecida Veneza, outra cidade muito gostosa para conhecer é Verona, a cidade de Romeu e Julieta, de Willian Shakespeare.
É possível conhecer os principais pontos da cidade em um dia, como eu fiz. Uma boa dica para quem vai para a Itália e quer visitar essa região do país é separar uns 3 dias. Dois para conhecer Veneza tranquilamente e um para passear por Verona. Veneza e Verona são muito próximas e a viagem de trem dura cerca de uma hora.
Ahhhh… ali no lado da Arena fica a Porta Dei Borsari, um dos antigos portões da cidade. (Obs: esse portão da foto não é a Porta Dei Borsari… é mais um dos tantos que tem em Verona, rsrs…
E outra coisa legal de falar, para aqueles que gostam de fazer compras, é que ali nessa região também ficam as ruas com as famosas lojas de departamento, e todo mundo que vem para Europa ama deixar uns euricos por lá… como a Zara e a H&M.
É possível visitar a casa, que atualmente é um museu e traz algumas curiosidades sobre essa que é uma das mais conhecidas e românticas histórias do mundo. Além disso, de dentro da casa se chega ao balcão onde a personagem esperava seu amado.
Ahhh… uma coisa legal. Dentro da casa há uma sala com uma “caixinha de correio” e computadores – por que agora Julieta é moderna, rsrs – que você pode mandar cartas ou e-mails para Julieta, contando sua história de amor. É bem legal fazer essa visita.
Outra curiosidade da cidade, ainda sobre a história de Romeu e Julieta, é o Tomba di Giulietta, que fica no Monastério de San Francesco al Corso. E a igreja ao lado, é onde Romeu e Julieta teriam se casado.
Ahhh… nessa região que fica a Tomba de Julieta também há a Porta Leoni, mais um dos antigos portões da cidade.
Outra praça importante de Verona é a Piazza dei Signori, onde fica o Palácio do Governo e a Torre dei Lamberti, que é possível subir e ter uma bela vista da cidade. Na praça também fica o Arche Scaligeri, o túmulo dos Scaligeri, que foram os “donos” da cidade entre 1260 e 1387.
Também passamos pela Duomo di Verona. Nada como a Duomo de Florença ou de Milão. Mas ela é bem bonita. Porém, não pagamos para conhecer por dentro.
Agora tenho uma coisa “triste” para falar para vocês, rsrs. Em Verona, eu fui em um parque muito bonito, em que era possível ver a cidade de cima, oferecendo uma visão incrível de Verona, mas, eu não consigo lembrar o nome desse parque e não consegui achar em nenhum lugar das minhas coisas ou na internet. O parque é esse da foto em baixo. Como era inverno, o dia não estava tão bonito e, além disso, chegamos lá quando já estava anoitecendo – lembrando que durante o inverno europeu, os dias são muito mais curtos e escurece umas 17 horas – mas, o lugar é realmente muito bonito e a visão da cidade é linda. Acredito que se você for para Verona e quiser fazer essa visita – que vale muito a pena – consegue descobrir o nome do parque perguntando nos pontos de informações turísticas ou no hostel ou hotel que ficar hospedado. Lembro que ficamos sabendo sobre ele no nosso hostel.
Aaahh… e vale falar que além de tudo que visitamos, não conhecemos – e eu me arrependo – o Museo Civico di Castelvecchio. Ele é um lindoooooo castelo medieval construído em 1354, que hoje abriga obras da cultura românica e veneziana. Para visitar museus, geralmente é necessário separar um bom tempo e, na época, não ficamos afim de fazer o passeio. Mas, hoje eu visitaria, pelo menos, os jardins do castelo, que falam que é muito bonito também.
Um outro ponto que não visitamos na cidade, mas fica aqui a dica para quem se interessar, é o Giardino Giusti. Um jardim do século 16, com labirintos e estatuas de criaturas mitológicas. Mas, paga para entrar e, na época, não nos empolgamos com a ideia.
Como vocês puderam perceber é super possível conhecer a cidade em um dia e ainda sobra um tempinho para curtir o delicioso clima e sabores italianos. Verona não é uma cidade com muitos pontos turísticos, mas as atrações que a cidade oferece são uma graça e uma delícia de visitar. Eu dormi uma noite em Verona e conseguimos conhecer tudo que queríamos com calma. Basta separar o que realmente interessa visitar e não ficar perdendo muito tempo nas lojas, por exemplo, rsrsr. Mas, se você quer conhecer TUDO que a cidade oferece, com muitaaa calma, acredito que em um dia e meio é possível fazer todos os passeios e ainda aproveita Verona.
Ahhhh… Outro detalhe que é importante falar da Itália é sobre os transportes, na verdade, sobre os ônibus. Você não compra o bilhete dentro do ônibus, pagando direto para o cobrador ou para o motorista, como no Brasil. Você tem que comprar o bilhete antes, em bancas de jornais ou tabacarias. A gente não sabia disso e acabamos andando de graça na primeira vez que pegamos o ônibus, rsrs. Mas, isso é muito feio e se os guardas te pegarem fazendo isso, você recebe uma alta multa. Não vale a pena. Os bilhetes são sempre super baratos…. não chegam a dois euros. Essa é uma dica para qualquer cidade italiana que for visitar – pelo menos, todas as que conheci, os ônibus funcionam desse jeito.
Eu amo a Itália e todas as suas cidades sempre me encantam. Verona é uma cidade que super vale a pena a visita e que eu adorei conhecer.
Até.
Texto e fotos by Flávia Pigozzi.
Acompanhe outras dicas e informações em nosso canal no facebook. Curta #viveajantes. Ou no Twitter, siga @viveajantes. Veja nossa galeria de fotos no Flickr, inscreva-se em nosso novo canal de vídeos no Youtube. Entre em contato, mande suas críticas, sugestões, contribuições via e-mail: viveajantes@bol.com.br . E não perca nossas postagens. Novo conteúdo todas as semanas.
Comentários
Postar um comentário