Vista do Lago di Garda em Sirmione

No começo do verão eu fui para Itália e visitei uma cidade não tão popular nos tradicionais roteiros dos brasileiros, Sirmione.

A cidade fica no norte da Itália, a cerca de 150 km de Veneza e 145 km de Milão… e ela é banhada pelo famoso Lago di Garda.

Vista do Lago di Garda
Vista do Lago di garda

E, o lago, com certeza, é o ponto alto da cidade – e da região -, e é o que mais atrai turistas ao local.

O Lago di Garda é maior lago italiano e o terceiro maior na região dos Alpes. Com cerca de 370 km de extensão, o lago margeia cidades como Sirmione, Limone Sur Garda, Desenzano, Gardone, Saló, Manerba e Malcesine… e muiiitas outras.

O lago, que também é chamado de Benaco, atravessa três regiões da Itália, a Lombardia, Vêneto e Trentino-Alto Adige.

Muitas pessoas acabam escolhendo só uma ou outra cidade para visitar na região do lago e, assim, aproveita-la (las) ao máximo, geralmente em um passeio “bate-volta” de um dia. Porém, na verdade, o lugar é maravilhoso e oferecer muito mais, como ruínas, restaurante e lojas “escondidas” entre as vilas que ficam entre uma cidadezinha e outra…sem falar as várias opções de esporte aquático (que é um dos pontos fortes de várias cidades margeada pelo lago).

Selfie em Sirmione
Sirmione deixa até o selfie mais atraente, não acham??

Eu mesmo não tive tempo suficiente de conhecer mais de uma cidade que é banhada pelo lago…como falei, fui somente para Sirmione, e, infelizmente, só conseguir fazer uma bate e volta até lá. Mas, eu me apaixonei pela pequena cidade… queria poder ter ficado mais para conhecê-la melhor e esticar o passeio para as demais vilas que margeiam o lago.

Porém, o gosto de “quero mais” ficou e, assim que puder, quero voltar para a região. Deve ser uma delícia visitar e conhecer melhor cada lugarzinho.  O passeio valeu muito a pena.  

Bom, vamos a Sirmione haha…

Ela, que fica na região da Lombardia, é considerada a “cidade base” e uma das principais do lago, e, por isso, é uma das cidades que atraem mais turistas.

E, falam que Sirmione é uma das cidades mais bonitas do Lago di Garda, com muita história e praias, e que atrai muita gente – principalmente em alta temporada ou finais de semanas e feriados.

Vista do Lago di Garda em Sirmione
Como não se apaixonar por esta vista?

A cidade tem uma localização privilegiada. Além de ser a mais perto das grandes cidades, como Milão ou Veneza, ela fica em uma península, o que aumenta ainda mais o seu charme… com um lindo castelo e construções muito antigas banhadas pelo Lago di Garda por todos os lados.

Vista do Castello Scaligero
Vista do Castello Scaligero
Complexo arqueológico
Complexo arqueológico de Grotte di Catullo

Lá eu conheci os principais pontos turísticos da cidade, como o Castello Scaligero e o complexo arqueológico Grotte di Catullo, que são as ruínas da maior Villa Romana no norte da Itália.

O Castello Scaligero foi construído entre os séculos XIII e XIV pela família Della Scala é um dos mais bem preservados castelos do país. Ele servia como defesa da cidade e também como uma espécie de alfândega, que controlava o que chegava e saía pelo porto.

Outra vista do Lago di Garda
De qualquer lado é possível apreciar vista do lago
Vista da cidade histórica
Vista da cidade histórica
Sirmione e suas construções históricas
História por todos os lados

O castelo tem uma torre de 37 metros de altura que oferece uma linda vista para o lago, a cidade e as colinas.

Diz uma lenda que, há muito tempo atrás, Ebengardo e Arice, que era um casal apaixonado que morava no castelo, ofereceu abrigo para um cavaleiro em uma noite de fortes chuvas. Mas, durante a noite, o cavaleiro invadiu o quarto de Arice, que gritou por socorro e acabou sendo morta por ele. Ebengardo não conseguiu chegar a tempo para salva-la, e, por isso, dizem que ate hoje é possível ouvir Ebengardo chamando por Arice pelo castelo, em noites de tempestade.

Para entrar na cidade, você tem que passar pela ponte Rocca Scaligera, que faz parte e está ligada ao castelo…ou seja, assim que o visitante chega na cidade e atravessa a ponte já é recebido com muita história e beleza. 

Ruínas de Sirmione
Ruínas de Sirmione
Mais ruínas de Sirmione
É possível visitar muitas partes das ruínas

Já a Grotte di Catullo oferece uma vista lindaaaa para o Lago e é muito interessante ver e entender melhor como funcionava uma verdadeira vila romana. As ruínas ficam em uma área de mais de dois hectares e tem um jardim com mais de 1500 oliveiras.

Jardim das Oliveiras de Sirmione
Jardim das Oliveiras de Sirmione

E, perto do Grotte di Catullo fica a Igreja de San Pietro in Mavino, que foi reconstruída em 1320 e tem afresco de diferentes épocas, a partir do século 14.

Igreja de Sant’Anna
Igreja de Sant’Anna

Outro ponto da cidade é a Igreja de Sant’Anna, que é de 1400 e fica no lado do castelo.

O Centro Histórico da cidade também pode ser considerado uma atração. Com suas ruas de pedras, casas muito antiga e o comercio local… é uma delícia caminhar e se perder pelas suas vielas. O lugar é lindo e vale uma caminhada, com calma, para conhecer cada cantinho do cento.

Os arredores de Sirmione
Os arredores de Sirmione
Cidade de Sirmione
Caminhar pela cidade é encantador

Como eu fui em março, ainda estava meio frio…o tempo está bom, mas não para praia ainda. Sim!!! Haha… praia de lago! Pode até parecer estranho haha, mas é normal por lá e é uma delícia… porém, a praia é de pedra (mas, isso é normal em muitas praias de mar aqui na Europa), e falam que a agua é meio gelada (que também é normal em praias de mar por aqui). 

Bom, mas, se você for no alto verão, não deixe de ir às praias da cidade também…. Duas das mais recomendas são Lido delle Bionde e Praia Giamaica, que são lindas e com águas transparentes.

Praia de Sirmione
Chegada à “praia” de Sirmione
Caminhada na praia
Quem disse que a gente não pode encarar a praia mesmo no frio??

E, Sirmione também é conhecida por ter Spas de Águas Termais (assim como os da Hungria). Esses Spas são famosos na cidade desde a época dos romanos, e suas águas tem fama de possuírem propriedade de cura.

Um dos Spas mais famosos é o Terme di Catullo e outro também bastante indicado é o Aquaria SPA. Neles você vai encontrar vários pacotes de day use, que dizem ser muito legais. Como não tínhamos muito tempo na cidade, decidimos não ir a nenhuma das termas, mas com certeza, é uma ideia de passeio divertido e relaxante.

Outra opção de passeio na cidade é pegar um tour de barco na marina e ir dar a volta na península, conhecer a costa de Sirmione e passar pela costa de algumas das outras cidades e vilas que estão em volta do lago também.

Como esse passeio de barco leva os turistas para o lago adentro, ele acaba oferecendo uma linda e diferente visão para as cidades e vilas da região.

Passeio de barco por Sirmione
Passeio de barco é ótima opção

Lá na marina de Sirmione (acredito que na das outras cidades também) tem alguns tours “particulares” de barco. Me lembro que esse passeio não era caro… cerca de 10 euros por pessoa (mas era março, antes na alta temporada. Acredito que no verão o valor seja maior). Mas, você também pode pegar a Navigazione Laghi, que é a companhia marinha pública que circula pelas cidades do Lago di Garda.

Como a cidade é pequena, você vai para todos os lugares caminhando… e é uma delícia. Além de ser muito gostoso andar pelo centro histórico, é muito bom também caminhar pela margem do lago.

Nós fizemos assim, por exemplo… Do castelo, nós passamos um pouco pelo centro da cidade até chegar a uma das margens do lago… a que leva até o Grotte di Catullo, e de lá, voltando andando para a entrada principal da cidade, a Rocca Scaligera, passeando pelo centro histórico.

Vista de Sirmione a partir de barco
Pela terra ou pela água, o negócio é viajar…….

É legal falar que a região sempre foi destino de férias para ricos e famosos, desde o tempo do império romano até hoje.

Durante a primavera e o verão, mas principalmente entre junho e setembro, por que é alto verão, é quando a região fica mais lotada de turistas. Na alta temporada, as cidades ficam cheias de gente que querem aproveitar o sol e o mar, os esportes aquáticos – que são outros atrativos do lago, como já falei – e as belas paisagens do norte italiano.

E aqui é bom deixar uma dica. Se você for fazer somente um passeio bate-volta, como eu fiz e estiver de carro, o ideal é ir logo cedo para a cidade… principalmente se for final de semana ou feriado. Como Sirmione é uma das principais cidades da região do lago (como também já falei haha), se você chegar muito tarde à cidade pode ter problema para achar lugar para estacionar o carro. Dependendo do dia e da época, a cidade fica muito cheia e, algumas vezes, não tem estacionamento suficiente para todo mundo que chega por lá, e muitas pessoas acabam esperando algum tempo até abrir uma vaga.

Sirmione
Sirmione é apaixonante

No verão é quando a Sirmione recebe mais turistas, mas é claro que é possível visitar a região em qualquer época do ano. Dizem que durante o Natal as vilas ficam lindas e enfeitadas… e sem falar que a maioria das cidades tem as tradicionais feiras de Natal (muito comum em todos dos países europeus no final do ano), com barraquinhas de comida, bebida e artesanatos.

Bom, eu fui para Sirmione com dois amigos. Estávamos de carro… saímos de Mantova e fomos. Foi bem tranquilo. Mas é possível ir de ônibus também, que é a segunda melhor opção, porque funciona o ano todo e atende a maior parte das cidades da região.

Aproveitando o passeio
Aproveitando o passeio

Já os trens vão a poucos lugares por lá… para ir a Sirmione, por exemplo, você tem que descer em Desenzano del Garda, que é a estação de trem mais próxima da cidade. E você pode chegar ao lago de ferry também (dependendo de onde você esteja) … mas, os ferries só estão disponíveis entre os meses de abril e outubro.

Bom, foi isso que fiz em Sirmione. Eu gostei muito da região, achei a cidade uma graça e o lago lindo!! Com certeza recomendo o passeio e é um lugar que quero voltar e conhecer mais.

Texto e fotos by Flávia Pigozzi.

Acompanhe outras dicas e informações em nosso canal no facebook. Curta #viveajantes. Ou no Twitter, siga @viveajantes. Veja nossa galeria de fotos no Flickr, inscreva-se em nosso novo canal de vídeos no Youtube. Entre em contato, mande suas críticas, sugestões, contribuições via e-mail: viveajantes@bol.com.br  . E não perca nossas postagens. Novo conteúdo todas as semanas.

Veja nossa galeria:

 

1 comentário

  1. Lugar lindo lindo, realmente deu vontade de viajar mesmo. Parabéns pela matéria

     

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *