Cajón del Maipo é um daqueles lugares que valem a visita… a fotografia… a pintura… o registro mental…. qualquer que seja a maneira de guardar na memória, para sempre, a sua beleza.

Cajón del Maipo

Cajón não é um daqueles destinos que costumam fazer parte dos pacotes tradicionais para quem visita Santiago, no Chile.

Eu mesmo, só fui ouvir falar do passeio muitos anos após minha primeira visita ao Chile.

Cajón del Maipo
Uma das vistas no Cajón del Maipo

No geral, o Valle Nevado, Viña del Mar e Valparaíso, além das inúmeras vinícolas, costumam ser os passeios mais tradicionais para quem está de passagem por Santiago.

Mas Cajón com todas as suas nuances e opções precisa fazer parte do seu roteiro, independente de ser sua primeira viagem ao Chile ou não.

Belezas mil

Cajón del Maipo é apontado como um cânion, ainda na região Metropolitana de Santiago. Mas esqueça a ideia de desertos e montanhas… por lá você verá montanhas, água e neve, em uma combinação extraordinária, capaz de lhe tirar o fôlego.

Cajón del maipo 2
Combinação de elementos forma paisagem inigualável

Para quem já havia se impressionado com a grandeza do Valle Nevado, Cajón vai além…

O passeio

Por cerca de R$200,00 por pessoa, você tem direito ao transporte até Cajón, passando pelo Monumento Nacional El Morado, até o Embalse El Yeso, mais um piquenique à beira da represa.

Fechamos o passeio ainda no Brasil, para aproveitar o parcelamento do pacote, mas você pode fechar o passeio após sua chegada. Os valores costumam variar de acordo com o seu interesse. Transporte particular pode ser uma opção mais cara. Existem as vans normais, com e sem a opção de piquenique. E existe ainda os ônibus de turirmo, que circulam por todos os lados dentro de Santiago, que também oferecem o passeio.

Estrada Cajón del Maipo
Paisagem apaixona mesmo no trajeto

A diferença? O valor, o lugar de acesso e de transporte. A melhor opção ainda é com as vans, com piquenique. Os ônibus costumam parar na entrada do parque, deixando você a pé para o resto do passeio (que pode ser mais ou menos fácil de acordo com a neve e condição das estradas), e o transporte particular pode ficar bem salgado.

Se você quer curtir o passeio sem se descabelar com detalhes técnicos, ou com o valor, bata o martelo com as vans, mesmo.

O que ver por lá

A paisagem geral mistura água, montanhas e neve, com uma combinação de cores, reflexos e sensações inigualáveis.

Praia de pedras em Cajón del Maipo
Praia de pedras em Cajón del Maipo

Se o tempo ajudar, você poderá caminhar pelas “praias” de pedras existentes e que chegam à beira da represa. Algumas companhias oferecem o piquenique nessas praias, outras ficam pela estrada, mesmo.

Mas, no geral, é um passeio de imersão na natureza, que vai deixar você, sem palavras.

Piquenique

Bom, a menos que seu passeio seja particular, e você tenha optado por pratos mais requintados, o geral dos piqueniques oferecidos pelas cias de turismo que circulam por lá oferecem frios, salgadinhos, sucos, água, e vinhos.

Opções para o piquenique
Opções para o piquenique

Já está bom demais… lembre-se que é um passeio de dia todo, e que o banheiro mais próximo só estará na volta, portanto, mesmo que o menu tivesse mais opções, é provável que você esteja empapuçado por conta da estrada cheia de curvas, ou esteja mortalmente obcecado por um banheiro.

Vale o piquenique? Vale, pelo diferencial do passeio, pela chance de fazer um social, e pela chance de comer algo por lá. Se você não liga pra nada disso, levou uns petiscos na mochila, e prefere gastar mais tempo com fotos, então talvez não seja a pedida certa para você.

Condições meteorológicas

Várias vezes tivemos nossa ida até o Valle Nevado interrompida por conta da condição das estradas por causa da neve. A saída? O passeio vai até o El Colorado e encerra suas ambições por ali….

Condição da pista
Condição da pista afeta realização do passeio

E????? Bom… o passeio até Cajón del Maipo pode sofrer com o mesmo problema… muita neve… muita sujeira na pista… muita água (neve derretida) na pista… atraso na manutenção… enfim, vale se informar antes e ir acompanhando dia a dia a temperatura para não transformar seu passeio em uma grande roubada.

Vale ou não vale

Se as fotos e tudo mais que escrevi até agora ainda não te convenceram, então é provável que Cajón não seja o seu tipo de passeio.

No geral, para quem curte a natureza, ama ver a neve e se deslumbra com as paisagens que poderiam estar em qualquer cartão postal, Caijón é o seu passeio.

Paisagem Cajón del Maipo
Paisagem local é fantástica

Com ou sem piquenique… com muita neve ou pouca… cada época reserva uma paisagem diferente e especial.

Particularmente, amei o passeio e acredito que vale cada centavo investido.

Dicas

Como já escrevi alguns parágrafos acima, trata-se de um passeio de dia todo, que te leva por uma estrada repleta de curvas. Então, nada de abusar no café da manhã. Tome um café leve… sem exagerar nos líquidos….

Não esqueça de levar umas bolachas, algum chocolate, e umas garrafas extras de água. O transporte costuma parar em alguns locais para compras, mas o custo acaba sendo alto e não vale o investimento.

Banheiro em Cajón del Maipo
Local possui poucas opções sanitárias

O banheiro mais próximo fica em uma parada que está antes da entrada no parque. Muito provavelmente você só passará por lá na volta, portanto, prepare a bexiga. Você pagará uns 500 pesos para utilizar o banheiro, mas acredite, você pagaria muito mais…… rsrsrs…

O piquenique é legal, mas nada extraordinário. Vale? Vale!! Mas se sua escolha for a de economizar um pouco e levar a própria refeição, então nem pense em gastar com isso.

Barro em Cajón del Maipo
Prepare-se para muito barro em sua caminhada

Antes de fechar o passeio vale perguntar se a empresa te leva até o fundo do vale ou se vai só até a entrada do parque. São paradas muito distintas e bem distantes uma da outra. Opte por andar o menos possível. No geral a estrada tem muito barro, e andar por lá pode se transformar em uma grande roubada.

Mais neve ou menos neve?? Fique com as duas opções. Cajón é igualmente lindo com muita ou com pouca neve. se puder, vá nas duas temporadas.

pedras em Cajón del Maipo
Pedras merecem atenção

Ah… muito provavelmente o guia te falará a respeito disso, mas vale um alerta… por lá existem muitas montanhas cobertas de pedras… pedras pequenas, médias, grande, imensas… e, se por alguma razão, qualquer que seja, uma pedra lá de cima cair, é provável que venham muitas mais… em nenhum momento me senti em perigo… tampouco vi alguma situação de risco… só acho que vale a atenção… se você ouvir um estampido, saia do caminho…

Sua opinião

Mas e você, já esteve em Cajón del Maipo? Gostou da experiência? Tem alguma dica ou informação imperdível para quem planeja viajar? Então compartilha com a gente. Escreva nos comentários… e não deixe de nos acompanhar. Temos novidades todas as semanas.

Texto e fotos by Ricardo Seripierro.

Acompanhe outras dicas e informações em nosso canal no facebook. Curta #viveajantes. Ou no Twitter, siga @viveajantes. Veja nossa galeria de fotos no Flickr, inscreva-se em nosso novo canal de vídeos no Youtube. Entre em contato, mande suas críticas, sugestões, contribuições via e-mail: viveajantes@bol.com.br  . E não perca nossas postagens. Novo conteúdo todas as semanas.

Nossa galeria:

O que você achou dessa postagem?
  • Sensacional (1)
  • Deu muita vontade de viajar (0)
  • Incrível (0)
  • As dicas são fantásticas (0)
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *