Viveajantes

A encantadora Algarve com suas praias paradisíacas – Parte 2

Olá!! No último post eu aproveitei que o inverno no Brasil está começando e os dias frios da Europa acabando – e que é uma época que os brasileiros gostam de sair do país – para te convidar a vir passar umas férias na região do Algarve, em Portugal. Eu já contei como foram os primeiros dias de minha viagem por esse paraíso lusitano… sobre os dias maravilhosos que passei conhecendo as praias e paisagens incríveis de Lagos e Sagres. (vocês podem reler aqui).

13 - Lagos ok

19 - x13 ok

Antes de continuar a contar sobre essa maravilhosa viagem, e seguir para os próximos destinos que visitamos, eu só quero relembrar alguns detalhes importantes que comentei na primeira publicação, rsrs… “Como eu morei em Portugal no outono e no inverno, quando visitei essa região do país já não era mais alta temporada. Era outono ainda…. e eu corri para viajar antes que o inverno pesado começasse, rsrs. Enfim, as cidades não estavam mais tão cheias, mas, sem dúvida, estavam igualmente maravilhosas… deu para aproveitar e ficar com muito gostinho de quero mais.”

Como falei também, passamos um dia em Lagos e outro em Sagres, e foi um tempo bacana para visitar o que tínhamos planejado, mas partimos para a próxima parada com aquela sensação de “preciso voltar para esse lugar”, rsrs.

4 - Albufeira (3) ok

Bommm… vamos continuar a viagem, rsrs. Depois de Sagres, conhecemos Albufeira.  Lá o tempo estava mais “chato”, mas ainda deu para aproveitar. A cidade aparenta ser mais “moderna”, um pouco maior e falam que é muitoooo movimentada no verão. No outono ainda se via turistas por lá… imagina quando o tempo está bom de verdade para praia?!

3 - Albufeira (1) ok

Me lembro que lá, mesmo sendo outono, foi onde pagamos mais caro no Hostel e ficamos um pouco mais longe do centro da cidade. No verão, com certeza, é ainda mais caro, mas deve ser mesmo muito legal.

Diferentes das praias de Lagos, onde as falácias são mais “douradas”, em Albufeira elas são “acobreadas”… quase “alaranjadas”, porém, igualmente bonitas. A cidade tem desde praias mais longas, com grandes extensões de areia, até aquelas mais intimistas, quase escondidas.

8 - Albufeira (6) ok

Entre as praias mais famosas de Albufeira estão aquelas menos “intimas”, mais “centrais”, longas e cheias na alta temporada… como as praias do Pescadores, Inatel e Peneco (ou praia do Túnel, como também é chamada). E também as praias mais “afastadas” e rodeada de falésias…Santa Eulália, São Rafael (minha preferida) e Falésia. Para mim, essas ultimas praias que citei… mais “escondidas”… são ótimas para relaxar e curtir a paisagem, que é maravilhosa.

9 - Albufeira (7) ok

5 - Albufeira (4) ok

Assim como Lagos e Sagres, Albufeira também oferece diferentes atrações para os turistas. Por exemplo, é possível alugar barcos, ou até iates, para fazer um passeio pela costa da cidade e navegar entre as falácias; fazer pesca esportiva (onde você pode pescar Marlins – azul ou branco – e tubarões Mako ou martelo); sair em excursão para observação de golfinhos; fazer mergulho nas grutas e recifes artificiais; esportes aquáticos, como canoas, ski e parasailing; e até mesmo um Jeep Safaris na zona rural do Algarve, onde o turista experiente sabores tradicionais da região, como Medronho e o Licor de Amêndoa, e se refresca nas águas do Rio Algarve.

O centro histórico da cidade também é delicioso. Para mim, tem um pouco de cara de Paraty, com aquelas lojas de artesanatos locais, as calçadas estreitas, restaurantes e lojas se souvenir por todo o caminho.

No centro fica ainda alguns pontos turísticos da cidade, como a Torre do Relógio, que é do século XIX e fica toda iluminada nos dias de festa; e as igrejas de Santa Ana, São Sebastião e a Matriz de Paderme. Porém, assim como em Lagos, também não focamos nos passeios na cidade… preferimos ficar o maior tempo possível nas praias.

7 - Albufeira (5)

Ahhhh… é importante falar, que a noite de Albufeira é uma das mais famosas do Algarve, com muitos bares e baladas.

Nos despedimos de Albufeira e fomos para Faro, a capital do Algarve. Mas, por lá, ficamos pouco tempo e só conhecemos o centro histórico da cidade e a Marina. Faro não tem as praias mais bonitas do Algarve – pelo menos não que ficam na cidade -, mas é um lugar muito querido. É também uma cidade universitária… então sempre está cheia (se não for férias).

11 - Faro (3)

10 - Faro (1)

Em Faro visitamos o centro velho da cidade… passamos, por exemplo, pela Porta Nova, conhecemos Praça Dom Francisco, que fica junto com a Marina, onde está a famosa “escultura” escrito FARO.

12 - faro 2

A cidade conta ainda com várias Igrejas como a Sé Catedral, a capela de Santo António do Alto, e a Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo, onde fica a famosa capela feita de ossos humanos.

Ahhh…. vale falar que a Catedral da Sé e a capela de Santo António do Alto, assim como muitos outros pontos históricos de Faro foram destruídos pelo terramoto de 1755 e reconstruídas depois.

A cidade tem ainda alguns museus… entre eles destacam-se Museu Municipal de Faro, que fica instalado no Convento de Nossa Senhora da Assunção e o Museu Regional do Algarve.

Como falei, Faro não é famosa pelas praias, mas por lá tem a Ilha da Barreta, que é bem conhecida, é ótima para relaxar e dizem que vale muito a pena a visita. (Eu não a conheci, por falta de tempo, mas, morro de vontade e ela está na minha lista de lugares que preciso visitar quando voltar para a região, rsrs). Para visitar a ilha, basta pegar um Ferry em Faro mesmo.

15 - Tavira ok (4)

De Faro fomos para Tavira, que foi a última cidade que vistamos. Lá o tempo estava mais aberto, mas, um pouco mais frio.

Na cidade, passeamos um pouco pelo centro e fomos para a Ilha de Tavira – que é muito bonita, mas não tinha muitas pessoas por conta do clima.

16 - Tavira ok (5)

14 - Tavira ok (1)

No centro de Tavira vistamos a Ponte Antiga, que é de origem Romana e atravessa o Rio Gilão; a Praça da República, onde fica a Câmara Municipal e outros prédios históricos; e o Castelo de Tavira, que tem um delicioso jardim, cheio de árvores e bancos para relaxar e também oferece do alto de suas torres uma das visões mais bonita da cidade. E, junto com o Castelo, fica ainda a Torre de Tavira, com a melhor vista 360º de Tavira.

17 - X2

18 - X3

Além disso, percorremos também as ruas de pedras da cidade, entrando nas lojas de souvenir e artesanatos e observando as casas brancas, com telhados em forma de triangulo, que são características de Tavira e compõem o chame do lugar.

Depois de caminhar pela cidade, fomos pegar o pequeno barco que leva à Ilha de Tavira, onde fica a praia da cidade e tem diversão garantida.

A ilha tem toda uma estrutura para receber os turistas, como diferentes restaurantes, vários banheiros, e muitos opções de esportes aquáticos. A praia mais popular da ilha é a do Barril, que é bem gostosa e tem um farol bem gracinha. Mas, o que mais chamou minha atenção na praia foi a quantidade de conchinhas que tem na areia. Eu chamei essa praia de praia das conchas, rsrs.

2 - 252252_522723884419566_668754731_n

1 - 67005_522723894419565_769295700_n

Como falei, para chegar na Ilha tem que pegar uma balsinha… mas, a travessia não é longa e nem cara.

É legal lembrar que em Tavira ainda é possível visitar a Igreja de Santa Maria do Castelo; a Igreja da Misericórdia; e o Mercado da Ribeira, onde tem ótimos restaurantes e bares para almoçar.

Ahhhh, não posso esquecer de falar que para quem gosta de golfe, a região do Algarve é perfeita. Em todas a cidades que visitei, uma das atrações mais famosas, são os campos para praticar o esporte. Tem muuuitas opções. Se você gosta, basta perguntar no hotel ou hostel que estiver hospedado, que eles sempre têm um bom campo para sugerir.

6 - Albufeira (5) ok

Tenho que comentar ainda sobre duas características interessantes das praias que visitei. Uma é que a areia é mais grossa do que estamos acostumados a ver no Brasil. Outro fato importante a ser lembrado é que a água do mar é bem gelada! (assim como em outras praias europeias… devido a posição geográfica e tal…) Mesmo no verão, a água é mais fresquinha! Mas, como o sol é bem quente, é possível dar uns mergulhos, rsrs.

Gente!!!! A região do Algarve é maravilhosa. Eu amei… o passeio vale muitoooo a pena e eu quero voltar sempre que conseguir! Adorei conhecer e relaxar nas praias da região, contemplando falácias incríveis, que desenham paisagens memoráveis.

Texto e fotos by Flávia Pigozzi

Acompanhe outras dicas e informações em nosso canal no facebook. Curta #viveajantes. Veja nossa galeria de fotos no Flickr, inscreva-se em nosso novo canal de vídeos no Youtube. Entre em contato, mande suas críticas, sugestões, contribuições via e-mail: viveajantes@bol.com.br  . E não perca nossas postagens. Novo conteúdo todas as semanas.

Veja nossa galeria:

O que você achou dessa postagem?
  • As dicas são fantásticas (1)
  • Incrível (0)
  • Deu muita vontade de viajar (0)
  • Sensacional (0)
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *